BlÓg

Aconchego e o hygge dinamarquês

Em tempos de isolamento, vamos aprender com os dinamarqueses?

 

Acender velas, ler um livro tomando chá, estar com quem se ama, provar uma comida gostosa, ficar embaixo das cobertas vendo Netflix… Essas e outras ideias resumem bem o termo dinamarquês hygge, que não tem tradução exata para o português, mas quer dizer mais ou menos aconchego. Tem tudo a ver com o estilo de vida desse povo nórdico, sempre eleito entre os mais felizes do mundo e que, por conta do frio intenso em grande parte do ano, está muito acostumado a passar bastante tempo dentro de casa.

Por isso mesmo, os dinamarqueses sabem tirar a felicidade das coisas pequenas e simples. Coisas que, agora, podem ser muito úteis para manter o bem-estar, a saúde física e mental e a motivação de todos nós, durante esses dias difíceis de isolamento. Nossa casa, no fim das contas, é nossa santuário, então por que não aproveitar esse tempo maior dentro dela para promover o hygge?

NÓssa amiga e jornalista Cristiane Sinatura separou 10 dicas inspiradas no Manifesto Hygge para aderirmos ao sábio (e feliz!) estilo de vida nórdico, que vale não só agora, mas em qualquer momento da vida!*

1. Atmosfera

De noite, acenda velas (ainda melhor se forem perfumadas!). Isso ajuda a criar um ambiente aconchegante e acolhedor.

2. Presença

Foque no aqui e no agora. Se está em casa com mais familiares, deixe o celular de lado e aproveite o momento para boas conversas.

3. Prazer

Café, chocolate, uma massinha com vinho, cerveja com petiscos. Permita-se alguns “exageros” para amenizar a tensão, o tédio, a ansiedade (mas lembre-se também de manter a rotina diária de exercícios, mesmo em casa!).

4. Igualdade

“Nós” acima de “eu”. É o momento de pensar no coletivo. Dentro de casa, divida tarefas para ninguém ficar sobrecarregado. Um cozinha, outro lava louça. Um limpa o banheiro, outro varre a sala.

5. Gratidão

Agradeça por ter uma casa para ficar neste momento (e em todos os outros), por ter saúde, por ter comida no prato, por ter com quem passar o tempo.

6. Harmonia

Evite discussões. Passar muito tempo com alguém dentro de casa pode gerar alguns atritos, mas respire fundo e, se necessário, fique um tempo sozinho em algum cômodo.

7. Conforto

Relaxe. Encha o sofá de almofadas, separe os livros, escolha as séries, capriche nas velas (de novo!). Ah, e mantenha a casa limpa!

8. Calma

Sem drama. Respire fundo, medite, pense positivo. Vai passar.

9. Conexão

Aproveite o momento para se conectar com família e amigos, estejam eles em casa com você ou mesmo pela internet. Um bom jeito de construir relações e narrativas começa assim: “você se lembra daquela vez em que nós…”

10. Abrigo

Sua casa é seu ninho, um lugar de paz e segurança.

* adaptado do livro “The Little Book of Hyyge – The Danish Way To Live Well”, de Meik Wiking

Imagens: Shutterstock.com

Copy link
Powered by Social Snap